Lembre-se: o empregador ou recrutador está sempre pressionado por alguma urgência e envolto numa grande quantidade de currículos. Nessa hora você precisa se destacar, mas não é por causa de um layout arrojado que isso vai acontecer. Você ganha uma vantagem competitiva dentro de um processo seletivo quando apresenta um CV completo, porém simples e objetivo.
Então, após se certificar que a vaga atende a seu propósito profissional, chegou a hora de montar um currículo que coloque seu perfil em evidência diante de tantos outros possíveis candidatos.
ESTRUTURA
Uma dica importante é compreender que para cada vaga ou objetivo profissional você deve ter um currículo específico. Personalizar é a maneira mais assertiva de elaborar um currículo capaz de chamar a atenção do recrutador. Tenha um modelo base e a partir dele faça outros, adequados a cada vaga, descrevendo o que for realmente relevante àquele processo.
Fale de você, do que você sabe, mas valorize sobretudo o que você pode fazer pela empresa. Explore seus cases de sucesso e apresente seus resultados para se promover. Auto elogios não são bem vindos.
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Nome, informações pessoais e canais de comunicação
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Nome completo;
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Endereço pode ser completo ou não, conforme necessidade;
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Se tiver dúvida sobre a adequação da sua idade ao perfil da vaga, pode escolher omiti-la;
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Informações sobre estado civil ou filhos são opcionais;
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E agora o mais importante, seus contatos: liste todos os canais em que você pode ser encontrado como telefone, e-mail, redes sociais, etc., cheque-os com frequência e tenha certeza de que eles estão atualizados:
Telefones: sempre a maior quantidade de opções possíveis como fixo, celular e recado (especificando o nome da pessoa responsável).
E-mail: não utilize apelidos ou expressões muito coloquiais; falta de maturidade será facilmente detectada nesse momento.
Redes sociais: hoje são bastante utilizadas por recrutadores para análise de perfil e portanto devem ser usadas com muito bom senso. Nunca fale mal de empregos, clientes ou colegas de trabalho, por exemplo. Se for importante de alguma forma, isso deve ser exposto no momento da entrevista.
2. Objetivo profissional
Coloque seu cargo ou área de interesse de forma destacada e seja o mais específico possível. Lembre-se que para cada vaga, um currículo diferente. Não caia na armadilha de ter dois ou mais objetivos profissionais no mesmo CV.
Você também pode descrever esse objetivo em uma ou duas linhas, no máximo. Deve ser sempre curto e simples, apresentando brevemente sua expertise.
3. Escolaridade e formação acadêmica
Coloque somente as informações relevantes ao processo e sempre começando pela mais recente.
Não se trata da sua biografia escolar. Seja objetivo: basta o nome da instituição, o tipo de diploma, curso, cidade e ano de realização.
Use este campo também para apresentar outros idiomas, especializações, extensões e intercâmbios.
4. Habilidades e qualificações
É a hora de se promover, mas nunca use autos elogios, isso cabe ao empregador.
Para dizer o que você é capaz de fazer ou qual o seu potencial, você vai focar em apresentar os resultados obtidos na sua experiência profissional.
Sem exagerar e sem mentir, dê exemplos concretos de suas habilidades.
5. Experiências profissionais
Novamente, não se trata de um histórico. Mencione o que for relevante e sempre inicie pelo mais recente.
Você precisa contar o que fez e como fez, e mesmo se for seu primeiro emprego, é importante mostrar que independente da falta de experiência você corre atrás e se dedica ao seu desenvolvimento profissional. Você pode apresentar uma atuação voluntária, desde que relevante à vaga, por exemplo.
Se tiver resultados qualificados por objetivos ou metas efetivamente atingidas, é hora de explorar seus cases. Descreva suas conquistas e seu grau de responsabilidade junto aos projetos. Dê sempre mais espaço às situações que remetem ao crescimento profissional.
6. Formação complementar
Espaço para cursos, eventos e palestras pertinentes à sua área de atuação e que mostre sua pró-atividade e dedicação à se reciclar.
O mercado hoje é altamente competitivo. Buscar sempre novos conhecimentos e atualização é fundamental para uma boa empregabilidade.
A Seja Recolocado tem várias opções de cursos para ajudar a valorizar ainda mais o seu currículo. Visite nossa página (link).
7. Referências
Se for acessível, inclua referências no seu CV. Coloque nome, cargo, telefone e e-mail de cada um(a) e não esqueça de informar que você o(a) colocou no seu currículo.
Nesta área você também pode acrescentar os links de portfólio, site ou outros trabalhos que possam ser consultados para avaliação.
8. Informações complementares
Esse último campo nem sempre é necessário, vai depender da sua trajetória.
Aqui, por exemplo, você pode falar a sua idade (no caso de ter preferido não destacá-la nas informações pessoais), citar hobbies pertinentes, incluir trabalhos universitários ou voluntários.
Mesmo que não diretamente ligadas à carreira, algumas experiências podem mostrar sua visão estratégica, seu desempenho em equipe ou outras habilidades sociais e interpessoais.
9. Revise seu currículo
Ao encerrar, revise seu currículo! E após a revisão, faça-o novamente. Certifique-se que não contém erros de diagramação, digitação e gramática ou se ficou faltando algo importante.
Currículos com erros vão automaticamente para o final da fila.
OS ERROS MAIS COMUNS NO CV
1. Incluir foto ou outros dados desnecessários
Nunca envie uma foto sua no seu currículo, a não ser que seja uma exigência do processo seletivo. E se for o caso, lembre-se que a foto precisa ser formal, profissional e que mostre seriedade.
Também são desnecessários dados em excesso, como RG, CPF e informações da carteira de trabalho.
2. Não coloque pretensão salarial
Assim como a foto, só informe se for solicitado pelo recrutamento.
Em algum momento no decorrer do processo você será questionado sobre a sua pretensão, portanto esteja preparado, mas não corra o risco de causar uma impressão errada já colocando-a no currículo. Ao expor presencialmente, sempre há espaço para explicação e negociação.
3. Nunca aja sem ética
Fornecer informações comprometedoras sobre empregadores, colegas ou empresas anteriores é inaceitável.
4. Não ser cuidadoso(a) com a apresentação
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Seu currículo precisa ter uma ou duas folhas no máximo;
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Ser sério e objetivo (a não ser que esteja se aplicando a vagas de criatividade ou design por exemplo);
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Não possuir erros;
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Se for enviar em papel, não deve conter rasuras, sujeira ou estar amassado.
DICAS EXTRAS
Uma boa formatação é fundamental
Personalidade e originalidade podem ser interessantes, mas cuidado para não se perder. Caso não sinta-se seguro, o Google tem vários modelos de currículo e você pode usar como apoio para desenvolver o seu.
Se sua linha de trabalho não for ligada à arte, design ou carreiras em que a inovação e criatividade seja realmente o seu diferencial, fique sempre com o básico.
Papel branco, fontes tradicionais e em bom tamanho, margens bem organizadas. Para destaque, você pode utilizar negrito, sublinhado ou itálico, mas novamente, cuidado para não exagerar. O objetivo da formatação do documento deve ser a legibilidade.
Organize bem a diagramação de forma que a estrutura seja bem percebida e propicie uma leitura agradável. Não use elementos ou recursos gráficos que poluam o visual.
Para entrega digital, sempre envie o documento em PDF. Assim você não perde a formatação e nem corre o risco de que ele sofra alterações por terceiros.
Falando em entrega digital, hoje é muito importante atentar-se ao uso de palavras-chaves relevantes ao seu objetivo profissional. No recrutamento on-line são imprescindíveis para que seu currículo apareça em ações de busca. Um bom caminho é usar a página de competências mais buscadas no Linkedin, pesquisando os termos mais populares.
Invista em outras línguas, principalmente o inglês
Num mercado globalizado, cada vez mais o conhecimento de outras línguas se faz necessário.
Mas atenção, seja honesto. Quando mencionar seu grau de conhecimento, não esqueça de que poderá ser testado em qualquer momento do processo seletivo ou mesmo na execução da função.
Se estiver presente, tenha atenção às suas redes sociais
Hoje em dia os recrutadores, em sua maioria, avaliam os perfis incluindo uma visita às suas redes sociais.
Não se esqueça de que situações polêmicas, exposições vulgares ou discursos radicais podem ter efeito na sua avaliação.
Isso não significa que você não possa se expressar… apenas utilize o bom senso e cuide das suas configurações de privacidade se for o caso.
E se ainda não fez o seu perfil profissional no LinkedIn, corra e faça-o, seguindo basicamente as mesmas dicas de um CV convencional.
Nunca minta
Mentiras podem ser facilmente descobertas e são fatores desclassificatórios. Se estiver inseguro sobre algo e optar por omitir, só o faça se isso não for causar nenhum constrangimento em qualquer etapa do processo seletivo.
As informações sempre são checadas e caso não o possam ser no recrutamento, serão certamente avaliadas no desempenho do dia a dia. Mentiras podem até ser usadas para dispensa por justa causa e em processos criminais de falsidade ideológica.
Concluindo, com processos seletivos cada vez mais dinâmicos e personalizados, a primeira impressão é a que fica. O currículo é seu cartão de visitas no mercado de trabalho. Uma isca para seu recrutador. Exige planejamento e atenção e muitos bons candidatos são descartados nessa etapa do processo por simplesmente não ter feito seu currículo adequadamente.
A Seja Recolocado está aqui para te apoiar, direcionando suas habilidades para as carreiras certas e desenvolvendo todo o seu potencial.